Início Acessórios Milésimos de Ouro: O que é? Qual sua importância?

Milésimos de Ouro: O que é? Qual sua importância?

por Yanka Diniz
0 Comente

O que é banho de ouro?

 

Antes de entendermos o que é Milésimos de ouro, precisamos relembrar o processo de banho de ouro em semijoias.

O banho de ouro, ou galvanoplastia como é tecnicamente chamado, consiste em cobrir uma peça metálica com camadas finas de ouro. Sendo uma forma de fazer com que as semijoias pareçam joias legitimas. Afinal, a superfície de ambas peças ficam iguais, o que muda é o interior de cada peça.

As semijoias tem em seu interior um metal bruto, como um “latão”, que passa por diversos processos de banho. Um deles, por exemplo é o banho de camadas intermediárias de metais como o cobre, bronze, níquel ou paládio.

Após esse banho intermediário, a peça é colocada em uma solução que contém o ouro, já dissolvido. Através de diversas etapas, a forma bruta da semijoia finalmente se torna semelhante às verdadeira joias.

Agora que sabemos oque é e como funciona o banho de ouro, podemos, finalmente falar sobre os milésimos de ouro!

Milésimos de Ouro: O que é? Qual sua importância?

 

O que são milésimos de banho de ouro?

 

É a quantidade de ouro que foi utilizado no processo de banho da peça. A qualidade do banho está diretamente relacionado com a qualidade final do produto.

 

Para você entender melhor, basicamente, quanto maior for a quantidade de milésimos de ouro usados na galvanização da peça, maior será a durabilidade desse produto.  Veja a relação entre a quantidade de milésimos e a duração do produto:

  • 1 a 2 milésimos:  baixa durabilidade;
  • 3 a 4 milésimos: boa durabilidade;
  • 5 a 7 milésimos:  ótima durabilidade;
  • 8 a 10 milésimos: excelente durabilidade.

Também existe um tipo de banho de ouro chamado “flash”, que é a aplicação de menos de 1 milésimo de ouro na peça. Geralmente esse tipo de banho é mais usado na fabricação de bijuterias.

Não é necessariamente obrigatório que todas as peças possuam a mesma quantidade de milésimos de ouro para que a qualidade seja a mesma. Nos brincos, por exemplo, que não sofrem tanto atrito com a pele, podem ser banhados com uma quantidade menor de ouro, sem que perca a qualidade.

Agora que você sabe sobre o processo de galvanização e a importância da quantidade de milésimos de ouro em tal, preste bem atenção nas peças e nas empresas que você escolhe. Dessa forma, você comprará suas semijoias com mais tranquilidade e segurança.

Milésimos de Ouro: O que é? Qual sua importância?

You may also like

Deixe um comentário