As semijoias podem sim ter uma vida útil longa, porém para que isso aconteça há algumas recomendações que devem ser seguidas, que são desconhecidas para muitas pessoas. Por isso, dedicaremos o mês de Setembro para apresentar dicas de como conservar e limpar as suas semijoias para aumentar sua durabilidade.
É super importante entender que a semijoia é um intermediário entre as joias e as bijuterias. Portanto, esse intermédio faz com que sejam mais resistentes quando comparadas a bijuterias entretanto não são como joias, por isso não foram condicionadas para uso contínuo. Apesar disso é fundamental que sejam bem cuidadas para apresentar boa durabilidade.
O verão está a portas e muitas mulheres amam essa estação, juntamente com isso vem o momento em que muitas delas erram ao usar suas semijoias para entrar no mar, piscina e até mesmo banho. E aqui damos inicio as recomendações:
-
Água e as Semijoias
Evite usar suas semijoias para entrar na água de modo geral. Seja banho, mar ou piscina. A piscina possuí cloro na água, mar o sal e no banho o vapor. Essas substancias são nocivas as semijoias, pois geram danos ao seu acabamento. Como a opacidade, por exemplo.
-
Cosméticos
O dia a dia corrido nos leva a passar o perfume sempre na hora de sair de casa, mas esse hábito é completamente prejudicial em função do álcool que está presente na composição dos perfumes. Isso porque normalmente já estamos com os acessórios, colares, brincos, pulseiras e etc. Não só o perfume, mas tintura, cremes e maquiagem influem na cor e brilho dos seus acessórios. Portanto, faça sua produção, aguarde alguns minutos e só depois acrescente suas semijoias, assim evite que os produtos utilizados tenham reações com as peças.
-
Substancias naturais
O nosso corpo produz suor, por sua vez ele pode ser o grande vilão. A substancia conhecida como ácido úrico é um composto químico expelido pelo suor, para uns mais outros menos. No caso de grandes quantidades, acaba acelerando o processo de oxidação, tanto da prata quanto ouro que estão presentes no banho dos acessórios, dessa forma escurecem. Portanto não é recomendado a prática de esportes ou atividades que irão provocar o suor ao corpo usando semijoias.
-
Limpe suas semijoias após o uso!
Não use produtos abrasivos, pois irão desgastar e até mesmo corroer a camada de banho de metal nobre da suas peças. Para limpeza, utilize água corrente e sabão neutro. Seque-as com um pano seco ou flanela de algodão, ambos totalmente limpos, sem resquícios de quaisquer tipo de produtos.
-
Armazenamento
Sabe aquela imagem maravilhosa de um porta joias repleto de acessórios um sobre o outro? Pois é, esqueça! Apesar de muito lindo, para conservar suas semijoias você deve guarda-las uma a uma em saquinhos confeccionados em tecidos macios, como o veludo, cetim ou camurça de cores claras. Se optar por eles escolha modelos bem “fechados” que evitem a entrada de ar, isso irá prolongar o brilho de suas peças.
Um porta joias com bastante compartimentos, que seja forrado com um tecido macio, é bem vindo! O tecido irá auxiliar a eliminar a umidade, além disso pode evitar que suas peças sofram riscos ou quaisquer outros danos.
É importante escolher um local limpo e seco para que fiquem guardadas. Outra dica bacana é cabides dentro do guarda roupas. Isso mesmo! Para as peças que usamos rotineiramente, como correntinhas e colares, a dica é deixa-los nos cabides dentro do guarda-roupas, sendo uma excelente forma de evitar que fiquem expostos à luz como também a poeira.
Quer receber mais dicas como estas e ficar por dentro de tudo que está nos trends quando o assunto é semijoias? Visite a Sofie Claret, cadastre-se e receba nossa Newsletter semanal.