Você sabia que existem várias cores de ouro? Pois bem, hoje vamos conhecer as 3 mais famosas no mundo das joias! Fique conosco e confira.
Sabemos que o ouro em sua condição pura e original possui a coloração amarela dourada. Conhecemos essa tonalidade como amarelo 18k nas joalherias. Porém, para a produção de joias é necessário formar uma liga composta por outros metais. Isso é necessário porque ele possui uma consistência maleável. Contudo a quantidade desses outros metais, que fazem auxiliar na rigidez da peça, por consequência também determinam a cor da peça.
Para tornar o ouro “utilizável” são usados outros metais na liga, como a prata, o cobre, o níquel e o paládio. Isso acontece de acordo com a tonalidade desejada, em função da quantidade desses elementos é escolhida sua cor.
Confira as três cores mais famosas quando falamos de ouro!
-
Ouro 18k
É originalmente o tom mais utilizado como também o mais buscado nas joalherias, esse tom retrata exatamente que a peça tem aparência de ouro, portanto ganha forma sendo o mais tradicional. A composição comercializada na maioria das lojas é feita de 75% de ouro puro, 25% de prata e uma quantidade ínfima de cobre, conhecida como 18k. Essa liga composta por esses três elementos é responsável pelas belas joias das grandes joalherias. Além disso, é pouco maleável e frágil bem como resistente à oxidação, é excelente para ser polido dessa forma possui um incrível brilho.
- Branco
Essa tonalidade é a segunda mais requisitada no mundo das joias. Por sua cor discreta e reluzente é procurado pelos que preferem fugir do tradicional amarelo 18k, tornando-se o “queridinho” do público mais jovem. É composto por ouro e prata em sua liga, como também existem casos em que recebe paládio e níquel. Essa tonalidade é muito utilizada em anéis do modelo “solitário” voltados a pedidos de casamento como também pelas com mix.
- Rosé
Composto por ouro, prata e cobre esse modelo tem ganhado muitos adeptos nos últimos tempos. A quantidade de ouro puro utilizada na sua produção é semelhante ao amarelo 18k, o que faz com que seja tão valorizado quanto os outros tipos. Além disso, o Rosé lembra uma referência mais “retrô”, remete ao romantismo e elegância.
Depois de entender um pouco sobre cada tipo, podemos concluir que a principal diferença entre os tons se dá na parte da liga metálica. Contudo a maior parte do ouro comercializado dentro das joalherias são em 18k, dando abertura para variação de tonalidades.
Mas diz para nós, qual é o seu tipo de ouro favorito? Conta aí nos comentários.