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Encantar clientes, é vender mais semijoias!

por Yanka Diniz
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Confira como encantar clientes e aumentar a venda de semijoias. Gostaria de empreender nesse ramo se tornando uma revendedora de semijoias? Você está no lugar certo! Descubra o segredinho que fará alavancar suas vendas.

Quer encantar suas clientes e crescer seu número de vendas? Então chegou ao lugar certo. No post de hoje vamos falar sobre como podemos encantar nossos clientes na hora de vender semijoias, além disso fideliza-los para que comprem outras vezes. Vamos lá?

Sequência para encantar clientes!

O ENCANTAMENTO DE CLIENTES!

Bom, você com certeza já ouviu falar do “Jeito Disney de encantar clientes” os conceitos que traremos hoje são baseados na visão da Disney de atrair e fidelizar clientes. Afinal, você já ouviu alguém que foi para a Disney e teve uma experiência negativa com os serviços ou produtos? É por isso, que hoje vamos aplicar esses ensinamentos na revenda de semijoias.

Para hoje, usei como base a experiência que tive na leitura do livro “Nos bastidores da Disney”, de Thomas K. Connellan. O livro conta basicamente a história de um mentor que utiliza os parques para ensinar aos seus mentorados alguns dos “segredos” da Disney para ter tanta excelência no encantamento de clientes. O livro é dividido em 7 lições, mas para esse post separei 3 que considero fundamentais para qualquer negócio.

Vamos a 3 lições importantes:

  1. Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o compara;
  2. Fantástica atenção aos detalhes;
  3. Múltiplos pontos de escuta.

  • Concorrente é qualquer empresa com a qual o cliente o compara

Garanta que seu cliente se encante com o atendimento!

Lição 1: Nosso grande equívoco é pensar que nossos concorrentes são apenas aqueles que oferecem o mesmo tipo de produto ou serviço.

Em conclusão toda empresa que presta qualquer tipo de atendimento aos clientes que você atende é concorrente, podendo ser bom, como também ruim. Vamos a alguns exemplos para que consiga visualizar e entender.

Exemplos para adequar seu atendimento e encantar clientes!

Exemplo | 1º Situação: Seu cliente liga em uma ótica, em meio a Pandemia Covid-19 porque precisa de lentes de contato novas. Durante esse atendimento, extremamente demorado, é transferido diversas vezes de atendentes repetindo sua solicitação a todos, até finalmente achar alguém que possa o auxiliar.

Exemplo | 2º Situação: Seu cliente entra em contato pelo whatsapp para receber mais informações sobre um pedido realizado que consta com alteração de data devido a Pandemia do Covid-19 é atendido poucos minutos após mandar a mensagem, por uma única pessoa, que lhe proporciona informações claras de forma ágil, o chama pelo nome que inclusive já foi mencionado no início do atendimento quando foi perguntado ao cliente como ele está.

Pergunta a você: Esse mesmo cliente, ao entrar em contato por qualquer canal de atendimento que você utiliza para vender semijoias e ser atendido, com qual das duas situações você acha que ele vai compará-lo?

Você está preparado para isso?

  • Fantástica atenção aos detalhes

Atenção aos detalhes é sinônimo de encantar clientes!

Lição 2: Ser atento aos mínimos detalhes indiretamente vai fazendo com que essa cultura seja instaurada em sua empresa e com o tempo, tudo receberá a mesma atenção, tornando a experiência de seu cliente cada vez melhor e mais surpreendente.

Em alguns parques da Disney, carruagens estão disponíveis para transportar os visitantes. Porém, quando não estão em movimento, os cavalos ficam amarrados a pequenos postes em locais específicos dos parques. Os principais postes são pintados pela equipe da Disney todas as noites, pois, para eles um cliente não pode encontrar algo no parque que não reflita o imenso cuidado que eles têm com tudo e todos.

Mas como isso influencia para encantar nossos clientes?

A primeira impressão pode ser de que isso é apenas um pequeno detalhe no meio de tantos outros maiores e mais importantes fatores que precisamos nos atentar em nossa empresa. Porém, a empresa que se preocupa com detalhes como esses terá igual preocupação com seus clientes e tudo o que lhes diz respeito.

Nesse sentido, lembre-se que cada atendimento é específico, com particularidades e necessidades diferentes, por isso há necessidade de personalizar as vendas. Além disso é fundamental, que não tenha pressa em finalizar a venda, entenda o que seu cliente realmente precisa, estabeleça uma relação de confiança e por fim, ofereça a solução… suas semijoias!

  • Múltiplos pontos de escuta

Multiplos pontos de escuta para encantar clientes

Lição 3: Todo contato do cliente com a empresa é uma oportunidade de criar valor, fortalecer vínculo, certificar a seriedade e segurança com as quais lidamos com os produtos e serviços oferecidos.

Desde já é importante lembrar que mesmo a Disney, exemplo de atendimento ao cliente, ao contrário do que pensamos também lida com situações em que seus clientes não estão tão satisfeitos assim. São problemas em relação ao tempo de espera nas filas das atrações, qualidade dos alimentos servidos nos parques, espaço para se acomodar durante os desfiles, entre outros.

Contudo, para atuar quando um problema ocorre e um cliente possa estar insatisfeito, existem funcionários chamados de Super Anfitriões, que agem de imediato minimizando ao máximo a frustração do cliente e o possível impacto na empresa. A preocupação é tanta, que semanalmente cerca de 1.500 clientes são entrevistados nos parques para saberem quão perto de 100% a Disney está.

Como aplicar essa lição diariamente para encantar clientes?

Em outras palavras, ouvir o que os clientes têm para dizer é algo de extrema importância em qualquer empresa, principalmente para aqueles clientes insatisfeitos, pois a partir dessas pesquisas podemos coletar dados que nos permitam ajustar nosso modelo de atendimento e operação, além disso é possível mostrar aos clientes o quanto nos preocupamos com eles e o quanto suas opiniões são importantes. Afinal, sem eles nossas empresas não existiriam.

Dessa forma, exemplificando em suas vendas, algo muito importante é o feedback. É um dos detalhes que não podemos esquecer, quando prestamos um atendimento de excelência sempre virá acompanhado de um feedback positivo do seu cliente, é muito importante que você enquanto prestador de serviço mostre a relevância disso, o cliente se sentirá especial e querido. Um detalhe que pode mudar completamente a experiência de um cliente e a relação dele com a sua empresa.

Já que falamos tanto em encantar clientes, me diga!

O que você tem feito para surpreender seus clientes e fazer com que eles queiram cada vez mais continuar com você? Sabe quais são as razões que os fazem permanecer? Sabe quais poderiam fazê-lo te abandonar?

A magia está no olhar atento… Olhe os detalhes, identifique pontos que poderia melhorar e tornar a experiência de seu cliente algo incrível assim como “mágico” perante a todas as outras experiências, ouça atentamente o que eles tem para lhe dizer, e faça isso com frequência, pois aqueles clientes que nunca falam nada, quando decidem nos abandonar dificilmente conseguimos reverter a situação.

Está pronto para encantar os seus clientes? A Sofie Claret quer saber como foi sua experiência aplicando as dicas que abordamos hoje, que tal deixar um comentário para nós?

Lembre-se: “A diferença entre ganhar e perder, na maioria das vezes, é não desistir”. Walt Disney

Persista! ♥

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